icondominial

Para que a mudança corra bem, novo morador deve respeitar as normas do condomínio Mudar-se para um condomínio pode causar transtornos, por esse motivo tudo deve estar bem explicado e definido no regimento interno: desde a forma como os móveis devem ser transportados e os dias em que a mudança pode ser feita até as […]

Para que a mudança corra bem, novo morador deve respeitar as normas do condomínio

Mudar-se para um condomínio pode causar transtornos, por esse motivo tudo deve estar bem explicado e definido no regimento interno: desde a forma como os móveis devem ser transportados e os dias em que a mudança pode ser feita até as normas de utilização dos elevadores, a retirada dos objetos e o trânsito entre a unidade e o carro de transporte.

No caso de não haver tais normas, os condôminos podem incluí-las. Para isso, é necessária a realização de uma assembleia onde dois terços dos moradores aprovem a alteração da convenção e do regimento interno. “É importante, ainda, estipular multas em caso de inobservância das regras estabelecidas”, orienta a advogada do Sindicato de Habitação de Pernambuco (Secovi -PE), Nívia Coelho.

Em prédios já habitados, geralmente as mudanças não são permitidas nos sábados à tarde, domingos e feriados. A justificativa mais comum tem a ver com o conforto do morador, já que quando há mudança o elevador de serviço fica constantemente em uso e restringe o transporte dos outros moradores, aumentando o tráfego em períodos de maior uso.

Além de verificar as normas, outro cuidado a ser tomado pelo novo condômino é em relação ao transporte de móveis. É preciso ter atenção para que o limite de peso no elevador não seja excedido e cuidado com as cargas e descargas, para não danificar as quinas de paredes e tetos. No caso de danos, o novo morador arca com as despesas.

A jornalista Mariana Oliveira se mudou para um condomínio onde as regras são bem estabelecidas. Ela desejava levar os seus pertences para o local no sábado – um dia mais conveniente para muitas pessoas ocupadas durante a semana – mas descobriu que só poderia fazer a mudança na parte da manhã. “Optei por ter mais tempo para a mudança e evitar tumultos, por isso agendei uma sexta-feira. Com a reserva da data, a administração do local já tratou de colocar circulares no elevador informando aos vizinhos do contratempo”, conta.

 

Fonte: Folha pe

Publicado em Panorama por iCondominial | Nenhum comentário

Deixe um comentário

Tecnologia Notebem Tecnologia Hotvia