icondominial

Armas contra a pichação

3 de agosto de 2017

Tags: , ,

Câmeras de segurança, tintas e produtos específicos, cartazes e até uso de jardinagem são opções para encarar a batalha Não é nada agradável quando, de um dia para o outro, os muros do condomínio amanhecem pichados. Muitas medidas podem ser adotadas para inibir e até impossibilitar esse tipo de ação, basta checar o que cabe […]

Câmeras de segurança, tintas e produtos específicos, cartazes e até uso de jardinagem são opções para encarar a batalha

Não é nada agradável quando, de um dia para o outro, os muros do condomínio amanhecem pichados. Muitas medidas podem ser adotadas para inibir e até impossibilitar esse tipo de ação, basta checar o que cabe no orçamento.

Quem é que já não viu, por exemplo, muros totalmente cobertos por uma camada verde de folhas, as chamadas trepadeiras?  Além de ser uma opção estética para o empreendimento, a alternativa oferecida pelas empresas de jardinagem visa impossibilitar a ação de pichadores.

“Não é uma das formas mais baratas de evitar pichação, pois mensalmente há gastos com poda e produtos para contenção de pragas”, explica o diretor de condomínios Antônio Jorge Marques Neto. Mas se há dinheiro disponível e vontade de deixar os muros com um toque mais natural, vale a pena avaliar.

Maneirando no orçamentoQuem quer gastar menos pode recorrer aos diversos produtos que existem no mercado e dificultam a fixação da tinta nas paredes externas do condomínio. Segundo informações da TelhaNorte,  impermeabilizantes transparentes são aconselháveis quando não se deseja investir muito mensalmente.

Um exemplo de produto é a manta líquida transparente da Bautech, que é vendida nas lojas da rede de construção por aproximadamente R$ 336,00.

Já para quem deseja um reforço a mais, vale apostar no uso de câmeras de segurança.  O método é um dos mais econômicos tendo em vista que este tipo de equipamento já é algo presente na maior parte dos condomínios.  Para Neto,  vale a pena ampliar o número de equipamentos para coibir futuras ações de pichadores.

“Os circuitos de câmera de segurança são uma das formas de prevenção mais eficientes em minha opinião, pois só de ter a presença do equipamento, os pichadores são intimidados.”

Boas intenções – Alguns empreendimentos que já tiveram suas paredes pichadas também apelam ao espírito de solidariedade dos pichadores, deixando em placas mensagens de que a permanência da limpeza dos muros é revertida em doações para entidades. Em alguns casos funciona.

Para escolher a melhor forma de evitar o problema, a dica é ver qual se encaixa nos objetivos do condomínio e também no orçamento.

Paredes e muros em ordem

  • Condomínios mais modernos também podem optar pelo grafite como uma maneira de intimidar pichadores, mas a medida precisa ser aprovada em assembleia
  • Na hora de avaliar o orçamento disponível, é preciso levar em conta os gastos que o condomínio teria se tivesse que limpar eventuais pichações ou pintar novamente as paredes. Pode sair mais barato prevenir

Publicado em Empreendimento por iCondominial | Nenhum comentário

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Tecnologia Notebem Tecnologia Hotvia