Câmeras de segurança, tintas e produtos específicos, cartazes e até uso de jardinagem são opções para encarar a batalha Não é nada agradável quando, de um dia para o outro, os muros do condomínio amanhecem pichados. Muitas medidas podem ser adotadas para inibir e até impossibilitar esse tipo de ação, basta checar o que cabe […]
Câmeras de segurança, tintas e produtos específicos, cartazes e até uso de jardinagem são opções para encarar a batalha
Não é nada agradável quando, de um dia para o outro, os muros do condomínio amanhecem pichados. Muitas medidas podem ser adotadas para inibir e até impossibilitar esse tipo de ação, basta checar o que cabe no orçamento.
Quem é que já não viu, por exemplo, muros totalmente cobertos por uma camada verde de folhas, as chamadas trepadeiras? Além de ser uma opção estética para o empreendimento, a alternativa oferecida pelas empresas de jardinagem visa impossibilitar a ação de pichadores.
“Não é uma das formas mais baratas de evitar pichação, pois mensalmente há gastos com poda e produtos para contenção de pragas”, explica o diretor de condomínios Antônio Jorge Marques Neto. Mas se há dinheiro disponível e vontade de deixar os muros com um toque mais natural, vale a pena avaliar.
Maneirando no orçamento – Quem quer gastar menos pode recorrer aos diversos produtos que existem no mercado e dificultam a fixação da tinta nas paredes externas do condomínio. Segundo informações da TelhaNorte, impermeabilizantes transparentes são aconselháveis quando não se deseja investir muito mensalmente.
Um exemplo de produto é a manta líquida transparente da Bautech, que é vendida nas lojas da rede de construção por aproximadamente R$ 336,00.
Já para quem deseja um reforço a mais, vale apostar no uso de câmeras de segurança. O método é um dos mais econômicos tendo em vista que este tipo de equipamento já é algo presente na maior parte dos condomínios. Para Neto, vale a pena ampliar o número de equipamentos para coibir futuras ações de pichadores.
“Os circuitos de câmera de segurança são uma das formas de prevenção mais eficientes em minha opinião, pois só de ter a presença do equipamento, os pichadores são intimidados.”
Boas intenções – Alguns empreendimentos que já tiveram suas paredes pichadas também apelam ao espírito de solidariedade dos pichadores, deixando em placas mensagens de que a permanência da limpeza dos muros é revertida em doações para entidades. Em alguns casos funciona.
Para escolher a melhor forma de evitar o problema, a dica é ver qual se encaixa nos objetivos do condomínio e também no orçamento.
Paredes e muros em ordem
- Condomínios mais modernos também podem optar pelo grafite como uma maneira de intimidar pichadores, mas a medida precisa ser aprovada em assembleia
- Na hora de avaliar o orçamento disponível, é preciso levar em conta os gastos que o condomínio teria se tivesse que limpar eventuais pichações ou pintar novamente as paredes. Pode sair mais barato prevenir
Publicado em Empreendimento por iCondominial | Nenhum comentário